Abertura do Iº Encontro Baiano de Parlamentares Municipalistas confirma nova fase da UVB Bahia

A presença de inúmeras autoridades e de mais de 500 vereadores de 80 cidades marcou o início do Encontro Baiano de Parlamentares Municipalistas, no dia 5 de setembro. O sucesso do encontro sinaliza a nova fase da UVB-Bahia a partir da eleição da nova diretoria, em abril de 2017, e que tem como presidente a vereadora de Serrinha, Edylene Ferreira.

Outro importante elemento do sucesso do evento foi a parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com a Escola de Contas do Município e com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Cidades (IBRADESC). A união destas entidades permitiu a presença de palestrantes qualificados, a exemplo Conselheiro José Alfredo Rocha Dias; de Antônio Vasconcelos Dourado e Adelmo Gomes Guimarães – Auditores Estaduais de Controle Externo do TCM/BA; e do professor e escritor, Isaac Newton Carneiro.

Edylene Ferreira – Presidente da UVB Bahia

Na fala de abertura, Edyelene Ferreira destacou o sentido da necessidade do fortalecimento da união dos vereadores da Bahia: “os vereadores têm sua autonomia, sua independência e essa é nova identidade da UVB para demonstrar que a classe está unida em todo estado da Bahia”, evidenciou. A parlamentar serrinhense tem percorrido os municípios baianos promovendo encontro e diálogos com os edis baianos. Segunda ela, até o fim do ano pretende visitar todas as 417 Câmaras de Vereadores da Bahia.

 

Gilson Conzatti – Presidente da UVB Brasil

A dedicação da nova presidente tem sido motivo de elogios pela maioria das lideranças presentes, com destaque especial do presidente da União dos Vereadores do Brasil, o gaúcho Gilson Conzatti. “A UVB Bahia passou por uma fase difícil e me sinto feliz em perceber a presença deste número significativo de vereadores e de que eles precisam avançar na participação de capacitações e preparar para exercer bem seus mandatos e fortalecer os poderes executivos.

O segundo dia do Encontro contou com a presença do Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Josias Gomes e teve como palestrantes o Dep. Ângelo Coronel (Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia); Francisco de Assis Nunes de Oliveira – Auditor Estadual de Controle Externo do TCM/BA; de Diego Melo e Viviane Estrela, do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP); e do Deputado Estadual, Luciano Ribeiro. Também foram realizadas diversas mesas redondas com temas sobre Reforma Política, 13º para Agentes Políticos, Repercussão da Decisão do Supremo Tribunal Federal acerca da Legalidade do 13º Subsídio e Férias aos Vereadores, A nova visão do Direito à luz da insolvência geral da Administração Pública, entre outros assuntos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!